Em Bom Conselho, serviços de saúde apresentam deficiências

securedownloadNo último dia da Caravana do Serão (20/09), o município visitado foi Bom Conselho, Agreste de Pernambuco. O médico fiscal, Otávio Valença, esteve no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, onde encontrou deficiências. “Tanto na sala vermelha quanto na sala de parto não existe material de reanimação”, afirmou. O hospital, que atende cerca de 200 pacientes por dia no ambulatório, possui apenas um médico no plantão noturno durante quatro dias da semana. “Isso sem falar que a maioria dos médicos são contratados verbalmente, ou seja, os vínculos são extremamente frágeis”, acrescentou. O fiscal detectou ainda que a unidade possui apenas uma enfermeira por dia e, muitas vezes, por apenas 12 horas.

Ainda de acordo com o fiscal, a sala de curativos é utilizada de maneira indevida uma vez que “são feitos no mesmo espaço curativos em feridas infectadas e feridas limpas”, afirmou. Já a limpeza foi avaliada positivamente pelo fiscal, que deu a nota 3 para o hospital como um todo, numa escala que ia de 0 a 5.

Em relação à educação, o município conta com o colégio tido como referência para todo o estado – Escola Referência em Ensino Médio Frei Caetano de Messina . Cerca de 600 alunos frequentam as aulas que funcionam em horário integral, desde 2009. Lá são oferecidas três refeições (café da manhã, almoço e lanche). Foi nesse colégio que a equipe  da avaliação nutricional analisou os estudantes.

Na rua, duas informações chamaram a atenção dos pesquisadores, uma positiva e outra negativa. A boa noticia é que apesar de ter sido uma seca agressiva, a falta de água não atinge tanto os moradores de Bom Conselho, quanto nas cidades visitadas anteriormente.  segundo os moradores,  há abastecimento de água na cidade. Já a noticia ruim é o crescimento da prostituição infantil. De acordo com os entrevistados, as drogas também  exercem  muita influência  nos jovens.

Na próxima segunda-feira (23/09), as entidades médicas apresentarão os dados e relatórios do projeto Caravana da Seca, em coletiva de imprensa, a ser realizada no Cremepe, às 9h30.

Anúncios
Esta publicação foi postada em Sem categoria e marcada .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s