Caravana avalia saúde no sertão

WP_000863João Alfredo e Arcoverde foram as primeiras cidades vistadas pela Caravana Cremepe- Simepe do Sertão 2013. Este ano, o grupo de caravaneiros irá percorrer nove cidades do sertão de Pernambuco. Em cada município o grupo de caravaneiros realizará avaliação nutricional das crianças do municipio, avaliação da qualidade da água tanto das unidades de saúde quanto das escolas, fiscalização das unidades de saúde e pesquisa de rua, além da interação lúdica com a comunidade.

A unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti foi a unidade visitada no município de João Alfredo, 110 km do Recife. O grupo formado por médicos fiscais avaliou as condições estruturais e trabalhistas da unidade que estava funcionando pela metade devido a uma reforma qua ainda não foi finalizada. “Quando a pessoa fica doente ou precisa de socorro, vem direto para a unidade, mas quando o caso é mais grave solicitamos a tranferencia atarves da central de leitos” comentou o médico de plantão Eduardo Ramalho. Segundo ele a unidade tem três ambulâncias sendo uma do SAMU, os equipamentos são adequados para os procedimentos – esta chegando raio X -, o estar médico é confortável e o pagamento sai no dia certo. Já a escala de plantão é composta por dois plantonistas, com uma média 60 atendimentos por dia e o contrato dos profissionais é feito pela prafeitura.

Mesmo sendo uma das 10 cidades mais atingida pela seca, a população de João Alfredo está satisfeita com a saúde, fato que não se repete na educação que foi considerada ruim. Ainda sobre a questão educacional da cidade, um grupo de caravaneiros visitou a Escola Nossa Senhora Auxiliadora também com o objetivo de colher amostras da água ultilizada pelos alunos. A médica e caravaneira Malu David realizou um breve atendimento aos professores e diretores do colégio e conversou sobre cuidados com a saúde. Ainda na ocasião, um grupo avaliou o índice de nutrição das crianças.

Na parte da tarde, a caravana partiu para a Arcoverde. Na cidade, os caravaneiros se dividiram em dois grupos, um de fiscalização e o outro ficou na escola. Como todo hospital regional, na cidade de Arcoverde a realidade não é diferente. Mesmo com todas as especialidades – sendo 10 plantonistas – a escala de plantão está incompleta, os leitos são insulficientes uma vez que havia pacientes internados nos corredores, pessoas em cadeiras de rodas esperando atendimento e gente tomando soro em pé.

O primeiro setor visitado pelos fiscais foi a emergência onde uma senhora entubada esperava por uma vaga na UTI. Segundo o médico fiscal, Otávio Valença, o oxímetro não estava funcionando e deveria haver mais técnicas de enfermagem no local. Já na maternidade, apenas uma enfermeira cuida de todo o setor, ou seja, assiste 29 leitos da maternidade. Além disso, nas segundas só tem um médico obstétra no plantão.

Segundo as pesquisas de rua, na época da seca, a população local perdeu tudo. O gado não conseguiu sobreviver com a falta de água e as plantas não cresciam. Devido à forte seca a população ainda não conseguiu sev reestabelecer. A questão da falta de água ainda assola os moradores locais. A “salvação”dos moradores de arcoverde é o abastecimento feito pelos carros pipas que chegam de oito em oito horas.
Coleta de água

A novidade da Caravana Cremepe Simepe é a coleta de água para análise na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tanto nas escolas, quanto nas unidades de saúde, a médica e presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Helena Carneiro Leão, recolhe uma amostra da água das unidades. “Precisamos deixar a torneira aberta por três minutos para que as impurezas do cano saiam, após este tempo recolho o líquido que será enviado para o Recife” explicou Helena. A água será levada para a capital pernambucana com menos de 24h do recolhimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s