Balanço geral é divulgado pelo Cremepe e Simepe

Foto: Maria Eduarda Vaz

A sétima edição da Caravana Cremepe/Simepe percorreu os 52 municípios do Sertão pernambucano e constatou a precariedade de vida da população do interior do Estado. Foi essa a conclusão dos caravaneiros. O balanço geral da Caravana, divulgado ontem (29/08) pelo Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos de Pernambuco, mostra essa realidade.

Cerca de 9 mil pessoas foram questionadas acerca da qualidade de vida nos municípios e a média das respostas foi 5,4 – em uma escala de zero a dez. Os 40 integrantes da Caravana encontraram hospitais, PSFs e postos de saúde precários, falta de água e coleta de lixo, estradas ruins, violência e o uso disseminado de drogas.

A falta de estrutura ficou evidente, mais uma vez. “As estradas são de péssima qualidade e nós tivemos muita dificuldade de acesso”, afirmou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. “Alguma equipes, inclusive, tiveram de mudar de carro devido a problemas mecânicos causados pelos buracos. Isso torna o transporte de pacientes muito difícil e sofrido”, ressaltou.

Para a diretora de Políticas Públicas do Simepe, Rafaela Pacheco, “o que chama mais atenção é a ociosidade dos serviços municipais de saúde. Faltam médicos e uma política pública que garanta uma carreira SUS e que estimule a fixação desses profissionais nos municípios mais afastados.”

“Apesar de ficar só meio expediente em cada cidade, a Caravana causa uma grande repercussão. Não temos a pretensão de mudar a realidade, mas o fato dela causar uma mobilização naquela localidade e os desdobramentos dela já faz com a Caravana cumpra seu papel”, concluiu o coordenador da iniciativa, Ricardo Paiva.

Todos os dados coletados pelos caravaneiros farão parte de um relatório, que está sendo feito e será disponibilizado aos cidadãos, bem como aos gestores públicos.

A sétima edição da Caravana percorreu todo o interior do Estado e, nesse perfil, chegou ao fim. A partir de 2012, ela percorrerá comunidades carentes do Recife e coletará informações da população.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.

Anúncios

Um comentário em “Balanço geral é divulgado pelo Cremepe e Simepe

  1. Parabéns pelo trabalho a toda equipe da caravana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s