Caravana do Cremepe/Simepe flagra hospital precário em Terra Nova

Terra Nova – No terceiro dia de visitações aos municípios do sertão, nesta quarta-feira (24/08) a Caravana do Cremepe/Simepe flagrou em Terra Nova, a 552 km do Recife, uma unidade mista sem a estrutura mínima para funcionamento.

A Unidade Mista Joaquina de Sá Parente não tem médico, não conta com equipamentos para reanimação cardio-pulmonar, não tem desfibrilador e o que é mais grave, a população já nem procura mais a unidade por saber que lá não há como fazer qualquer tipo de atendimento. Esses fatos levaram a uma constatação, de acordo com a inspeção feita na unidade: o local é utilizado para que ambulâncias levem pacientes para outras unidades em outros municípios. Por conta disso, a unidade foi notificada pela médica fiscal do Cremepe, Dra. Polyanna Neves.

PSF de qualidade – Já em visita de inspeção ao Programa Saúde da Família de Terra Nova, a Dra.Maria Aléssio, médica fiscal do Cremepe, afirmou que encontrou uma unidade exemplar. O município tem três PSFs, sendo dois rurais e um urbano que, juntos, atendem 1.270 famílias. O programa é muito bem estruturado e conta com uma enfermeira especialista em Saúde da Família. São feitos testes de hepatite, coleta de sangue para testagem da doença de chagas, teste de dengue e até de HIV. Os envelopes das famílias são muito bem organizados e acompanhados, permitindo aos profissionais que atuam no setor um pleno controle da saúda da população de Terra Nova.

Anúncios

Um comentário em “Caravana do Cremepe/Simepe flagra hospital precário em Terra Nova

  1. Elisangela Alves Oliveira disse:

    Em resposta á denúncia feita pela caravana do CREMEPE à esta unidade, comunicamos que a Unidade Mista Joaquina de Sá Parente conta hoje com um quadro de 3(três) profissionais médicos contratados, prestando serviço nesta unidade como plantonista, além de disponibilizar serviços de clínica médica, pediatria e atendimento ambulatorial com um médico obstetra quinzenalmente.No tocante das tranferências,informamos que funcionamos como um serviço de atençâo primària à saúde, servindo como porta de entrada aos usuários do SUS, cabendo portanto aos nossos profissionais realizarem triagem avaliando quais os casos que se enquadram na nossa resolutividade, e quais são necessários transferir para os serviços de referência regional,obedecendo, por fim, aos princípios fundamentais que regem o SUS.

    Grato,
    Direção da Unidade Mista Joaquina de Sá Parente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s