Sistema de Saúde em Petrolândia funciona adequadamente

Por Natália Gadelha

A segunda parada da equipe Lilás da Caravana Cremepe- Simepe, nesta terça-feira (23/08), foi o município de Petrolândia. Cidade bem desenvolvida, com cerca de 33 mil habitantes, se destaca pelo bom serviço de saúde prestado à população.

Fiscalização

Surpreendeu bastante os caravaneiros, as condições estruturais do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. A unidade de saúde tem salas amplas, conservadas e limpas. Equipamentos com excelente manutenção e farmácia bem abastecida. Escalas de plantão com pediatras, obstetras, clínicos gerais. O bloco cirúrgico chega fazer inveja a alguns dos hospitais da capital de Pernambuco. Além de médicos e enfermeiras, outros profissionais preenchem o quadro de funcionários: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, bioquímico e nutricionista. Coleta seletiva de lixo e copa bem organizada.

Inicialmente, os fiscais tiveram as mesmas impressões do PSF, estrutura adequada e conservada, salas estruturadas, profissionais muito atenciosos. Porém, como nada é perfeito, não há  coleta de lixo, ou seja, fica tudo misturado. Este foi o único ponto negativo destacado no local.

“Pela Vida – Pelo Tempo” 

Auditório cheio na exibição do filme. O tema com maior abordagem durante o debate foi o mesmo dos outros municípios: droga. Petrolândia é rota de tráfico. Na ocasião, ficou claro que é preciso muito atenção dos órgãos competentes no sentido de combater essa praga que tem se alastrado pelas cidades do Sertão pernambucano.

População

As pesquisadoras de rua, através das entrevistas, concluíram que uma questão com aspecto negativo é o desemprego. Destaque para o transporte público e lazer.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Sistema de Saúde em Petrolândia funciona adequadamente

  1. Poliana Simões disse:

    Faço parte do grupo de médicos do Hospital de Petrolandia que muito orgulhosamente tem o nome do meu pai. Médico preocupado coma qualidade de vida e da saúde desta população. É muita coisa par se vê em petrolandia no hospital e na áerea de saúde. A atenção básica a saúde funciona. O plantão na emergência tem dois clínicos por turno. No ambualtorio especialida de dois neurologistas 3 cardiologistas cirurgião geral urologista dermatologista ginecologista e obstetra pediatria 2 ortopedistas mastologista endocrinologista psiquiatria no ambulatório e no CAPS
    Único laboratório público que tem equipamentos de rotina enzimas cardíacas hormônios marcadores tumorais teste de HIV com bioquimico 24 horas
    Raiox e ECG 24 horas
    Funciona EEG computadorizado ultrassonografia com doppler colorido urografia e exames cardiológicos e de polissonografia.
    Podemos trabalhar com dignidade pelo ajuda do governo municipal por sua responsabilidade em gestão. Amplicando os recursos de forma correta.
    Que seja um exemplo ao SUS com a comprovação que podemos ter uma qualidade de saúde pública.
    Atenciosamente
    Poliana Simões Barbosa
    Romero Henrique Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s