Nem tudo são flores, beleza e cultura em Triunfo

Por Chico Carlos

O Cine Teatro Guarany ficou superlotado. O debate foi muito bom. Foto: Chico Carlos

No segundo dia, o grupo 5 de Serra Talhada colocou o pé na estrada para visitar mais dois municípios do Sertão do Pajeú. Na pauta: Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.  Desta vez, o acesso estava em condições de tráfego. Tudo tranqüilo, mesmo com a chuva que molhava a rodovia.

Os caravaneiros chegaram quando a cidade estava ainda despertando. Eram 8h50. Tudo limpo, temperatura agradável. Um cheiro de vegetação completamente diferente da que predomina na região e a variedade de lugares a se visitar. Não é à toa que Triunfo é  conhecida como “O Oásis no Sertão”. Todos que visitam a cidade têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.

Mas, nem tudo são flores.O microônibus do grupo ficou estacionado às margens do açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco. Do outro lado, vimos o teleférico que tem seus acentos movidos por cima das montanhas passando sobre as águas do açude. Uma beleza rara.

Debate e reflexão

É hora de atividade. Professores e alunos da 5ª e 8ª séries do Centro Educacional de Triunfo e da Escola Mínima Belizário superlotaram as dependências do Cine Teatro Guarany. Cerca de 200 participantes assistiram atentamente a exibição do filme “Pela Vida… Pelo Tempo”, como se fosse uma aula real que denuncia a exploração sexual, a violência contra os trabalhadores e as mulheres. Ao final, houve intervenções importantes de pais e mães de alunos. O foco foi estimular debate e reflexão sobre cidadania, responsabilidade e compromisso social.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo, Lucenir dos Santos, disse que ficou bastante emocionada com o conteúdo do filme que retrata um cenário de dificuldades de miséria social, fome e falta de perspectiva de vida. Destaque ainda para a presença da professora intérprete de libras, Josinalva  Maciel, que levou quatro alunos especiais do Centro Educacional. Ela enfatizou a necessidade de inclusão social desses alunos em debates de qualidade.

Nas ruas, a população reclamou da falta de médicos na rede municipal de saúde e garantiu que em alguns casos precisa comprar o material para ser atendido. Falta também política de  investimentos em políticas públicas. O fluxo de turismo é passageiro na cidade.

Unidade Mista

Foi realizada a visita de fiscalização na Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley que não possui comissão de ética médica e de revisão de prontuário médico e do livro de ocorrências. A admissão, triagem, sala de espera, material de atendimento de emergência, sala de observação por sexo e pediatria em locais inadequados. Ausência de Raio X, hemoterapia e ultra-sonografia, embora este ultimo encontra-se inativo desde o começo de 2011, por falta de médico. Tem uma lavanderia e prontuários inadequados,, não ocorrendo ainda coleta seletiva de lixo.

O PSF visitado pela médica Verônica Cisneiros encontra-se organizado, funcionando e atendendo bem aos usuários do SUS. Mas, o prédio deixa muito a desejar. As paredes estão mofadas e com infiltrações. Os profissionais de saúde afirmaram que merecem um local com melhores condições de trabalho e atendimento. A população concorda em gênero, número e grau. Ao final dos trabalhos, o médico Mario Fernando Lins foi entrevistado na Rádio Triunfo FM pelos radialistas Thiago André, Fernando Nunes e Ednaldo André, através do programa jornalístico Rádio Notícia. Seguimos pela estrada, na poeira das ruas, atrás do caminhão dos nossos sonhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s